Certificação ITIL

O modelo de certificação ITIL V3 é estruturado de forma que seja possível para um profissional desenvolver uma carreira completa em gerenciamento de serviços de TI (GSTI/ITSM). Porém, para a grande maioria dos profissionais, basta o nível foundation para que se tenha os conhecimentos e noções necessários para manutenção e melhoria dos processos de TI de uma empresa.

Segue abaixo a estrutura do esquema de certificação da ITIL® V3:

piramide-certificacao

  1. Nível Foundation: O ITIL Foundation é o nível de entrada no modelo de certificação e é voltado para profissionais que precisam ter o conhecimento dos elementos chave da ITIL® e do ciclo de vida de um serviço.
  2. Nível Intermediário: Esse nível é dividido em duas áreas:
    • Ciclo de Vida (Service Lifecycle): É um detalhamento do ciclo de vida de um serviço
    • Habilidades (Service Capability): Estudos dos processos e papéis (funções) dentro da organização. Aqui temos a certificação ITIL OSA (Operational Support and Analysis), a certificação intermediária mais procurada.
  3. Gerenciamento através dos Ciclos de Vida (Managing Across the Lifecycle): Esse nível é voltado para gerentes de serviços, abordando temas como a Gestão de Negócio, Mudanças Estratégicas, Gerenciamento de Riscos e o Projeto de Ciclo de vida.
  4. Certificação ITIL Expert: Esse certificado é recebido quando um profissional conquista uma série de qualificações nos módulos anteriores, cada módulo dá ao profissional uma quantidade de créditos e é o acumulo destes que o habilita a receber a certificação. Ele qualifica que um profissional possui um conhecimento superior em todos os elementos das melhores práticas ITIL®.
  5. Certificação ITIL Master: Este é o maior nível de certificação. Ela é voltada para pessoas que atuam de maneira profunda com as práticas da ITIL®, ou seja consultores, gerentes ou executivos seniores, com 5 anos ou mais de experiência. Os candidatos a esta certificação precisam possuir o título de ITIL Expert e então terão que elaborar uma proposta de adoção da ITIL® em uma situação real. Se a proposta for aprovada, o candidato terá ainda que defendê-la para uma banca.

 

Para ser capaz de obter uma certificação ITIL Foundation, o candidato deverá buscar informações através de auto-estudo ou por cursos especializados que irão explorar todo os conteúdo do exame incluindo exercícios e simulados.

ITIL® é marca registrada da AXELOS.