O que vem depois da ITIL Foundation?

Muitas pessoas que acompanham nosso site e estão em nossa lista VIP já deram o primeiro passo e são hoje certificados ITIL Foundation. Mas qual é o próximo passo? Como obter ainda mais conhecimento e reconhecimento em Gestão de Serviços de TI? Vamos falar um pouco sobre isso.

O Programa de Certificação ITIL

A imagem abaixo mostra os níveis de certificação da ITIL.

Na base da pirâmide está a Certificação ITIL Foundation. É a base fundamental da disciplina de Gerenciamento de Serviços de TI. Uma boa formação neste nível de conhecimento permite que você tenha resultados satisfatórios nas certificações mais avançadas.

Logo acima da pirâmide temos os diversos módulos intermediários de certificação, divididos em duas trilhas: Lifecycle e Capability.

Os módulos “Lifecycle” tem um foco maior na implementação de todo o ciclo de vida do processo, seus relacionamentos e responsabilidades tendo maior direcionamento para donos de processos e profissionais ligados diretamente à área de ITSM. Já no “Capability” o foco é maior na execução e melhoria dos processos já existentes sendo mais direcionado aos gerentes dos processos e a qualquer profissional que irá efetivamente executar as atividades diárias relacionadas aos processos.

O programa de capacitação em ITIL possui um sistema de créditos. Isso significa que além do mérito da certificação em si, você também acumula créditos que irão habilitá-lo a prestar o exame para se tornar um ITIL Expert. Por exemplo, com uma certificação Foundation você recebe 2 créditos e com cada certificação intermediária mais créditos. Veja abaixo todos os módulos intermediários e os créditos de cada um:

  • Lifecycle:
    • Service Strategy (SS) – 3 Créditos
    • Service Design (SD) – 3 Créditos
    • Service Transition (ST) – 3 Créditos
    • Service Operation (SO) – 3 Créditos
    • Continual Service Improvement (CSI) – 3 Créditos
  • Capability
    • Operational Support and Analysis (OSA) – 4 Créditos
    • Planning, Protection and Optimization (PPO) – 4 Créditos
    • Release, Control and Validation (RCV) – 4 Créditos
    • Service Offerings and Agreements (SOA) – 4 Créditos

 

Certificações ITIL Intermediate

Após realizar um treinamento e o exame de cada módulo o candidato recebe uma Certificação específica daquele módulo, por exemplo “ITIL OSA Intermediate”, que te credencia como tendo os conhecimentos da ITIL para “Operational Support and Analysis” e assim por diante. Você pode ter quantos ITIL Intermediate desejar, de qual área (Lifecycle/Capability) preferir, embora o caminho mais convencional e onde estão as melhores oportunidades são as certificações da trilha Capability.

Um ponto que vale ressaltar são os pré-requisitos para se obter uma certificação intermediária. Primeiro: é obrigatório já possuir a certificação ITIL Foundation. Segundo: É obrigatório realizar um curso por uma instituição credenciada pela Axelos.

Certificação ITIL Expert

Aqui entram os créditos que eu comentei. Para poder obter essa certificação o candidato deve acumular no mínimo 17 pontos entre os níveis foundation e intermediate. Por exemplo, você pode ter a ITIL Foundation (obrigatório) acumulando 2 pontos e mais as certificações OSA (4), PPO(4), SOA(4) e SO (3), acumulando então os 17 pontos.

Além disso o candidato deverá realizar o curso MALC (Managing Across the LifeCycle) por uma instituição credenciada e ser aprovado nesse exame, que te dará mais 5 créditos.

Atingindo os 22 pontos (17+5) finalmente a Certificação ITIL Expert é concedida.

Como você pode ver, não é nada fácil obter essa certificação e por isso ela é MUITO valorizada, especialmente para quem atua ou pretende atuar na área de gestão de serviços.

Certificação ITIL Master

Esse é o último nível de certificação, e definitivamente não é para qualquer um. 🙂

Para obter essa certificação o candidato deve possuir o ITIL Expert e principalmente ser capaz de comprovar experiência prática nos princípios, métodos e práticas da ITIL, tendo que convencer uma banca de avaliadores da Axelos. Além disso o candidato deve comprovar no mínimo 5 anos de experiência em cargos de gestão de serviços.

Conclusão

Com esse sistema de pirâmide e créditos a ITIL possibilita que diferentes profissionais sejam reconhecidos em vários níveis, de acordo com a área que se interessam e atuam. Um profissional pode comprovar os conhecimentos gerais e fundamentais de todos os ciclos de vida do serviço com a Certificação ITIL Foundation mas também pode se aprofundar em cada uma das áreas específicas obtendo as Certificações ITIL Intermediate chegando até um ITIL Expert e, por que não, ITIL Master.

Hoje em dia muitos profissionais já possuem a certificação Foundation e para se diferenciar no mercado é cada vez mais comum a busca de certificações intermediárias, principalmente as da linha Capability.

Esperamos ter ajudado. Caso tenha alguma dúvida no assunto, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo e-mail contato@mundoitil.com.br ou pelo formulário de contato, ficaremos felizes em ajudar.

 

Alguns links úteis:

Mais sobre a ITIL e a Certificação ITIL Foundation
http://www.mundoitil.com.br
Curso Preparatório para Certificação ITIL Foundation
http://www.mundoitil.com.br/go/curso-itil
Página Oficial da Axelos sobre o Sistema de Creditos
https://www.axelos.com/qualifications/itil-qualifications/itil-credit-system

admin