FAQ

Se você já procurou por respostas para suas dúvidas sobre a certificação ITIL, está no lugar certo.

Nesta página separamos as principais dúvidas que nossos leitores nos enviam.

Vale lembrar que estaremos atualizando sempre que necessário (e possível) este conteúdo, pois algumas respostas podem sofrer alterações ao longo do tempo, por exemplo, o preço do exame.

Quanto custa o exame ITIL4 Foundation?

Atualmente, o preço do exame ITIL4 Foundation oficial é de USD 342 (dólares). O exame pode ser adquirido diretamente no site da Peoplecert ou através de um parceiro credenciado.

Por ser um exame relativamente caro, normalmente os candidatos optam por realizar um treinamento oficial (que também já inclui o exame de certificação)

Porém, não é obrigatório realizar um treinamento oficial para estar habilitado para o exame de nível Foundation. Você pode estudar por conta própria através de materiais disponíveis na Internet ou fazendo um curso genérico sobre ITSM, que normalmente aborda os mesmos temas difundidos pelo ITIL.

Quem pode tirar a certificação ITIL4?

Para o nível de fundamentos (ITIL4 Foundation), não há qualquer pré-requisito. Até mesmo pessoas que não trabalham diretamente com TI mas têm interesse em migrar para a área de Gestão de TI podem encontrar na certificação ITIL um excelente primeiro passo para essa transição.

A partir dos níveis intermediários, é obrigatório possuir a certificação de nível foundation e também realizar o curso preparatório oficial para estar habilitado para os exames intermediários.

Existe uma certificação ITIL gratuita?

Infelizmente, não. O ITIL ao longo dos anos se tornou propriedade intelectual. Recentemente a Peoplecert adquiriu a Axelos e agora, na prática, passa a ser a única “dona” do ITIL, responsável pelo desenvolvimento do conteúdo, programas de capacitação e licenciamento de parceiros.

Portanto, se estiver em busca de uma certificação ITIL, considere um investimento obrigatório para isso.

De toda forma, na maioria dos casos o investimento na certificação ITIL se paga em alguns meses.

Existe um curso gratuito sobre ITIL?

Em linhas gerais, não. É possível encontrar alguns “cursos gratuitos de ITIL” pesquisando no Google. Um dos mais famosos é o da Fundação Bradesco. Porém, trata-se de um curso totalmente desatualizado e pouco interativo.

Uma opção alternativa é investir em cursos genéricos sobre ITSM (IT Service Management), que normalmente cobrem praticamente tudo que o ITIL também cobre.

Essa é uma opção interessante para quem ainda não tem certeza sobre o investimento em uma certificação ITIL ou até mesmo aqueles que já investiram e continuam com dúvidas.

Onde posso fazer o exame do ITIL?

Desde fevereiro de 2022, todos os exames de certificação do ITIL são realizados exclusivamente no formato online, através da Peoplecert. Isso significa que não existe mais a opção de realizar o exame presencialmente, nem mesmo nos centros credenciados.

O exame online é bastante prático. Pode ser realizado de casa ou do escritório, bastando ter acesso a Internet, uma webcam (interna ou externa) e estar em um local reservado, sem que ninguém esteja por perto ou conversando por perto.

Há um supervisor que acompanha o exame durante todo o tempo, para garantir que não haja nenhum tipo de “trapaça” durante o exame. Mas normalmente os supervisores são agradáveis e oferecem todo suporte e atenção para o candidato nos momentos iniciais do exame.

O resultado sai na hora e você recebe o seu certificado oficial em PDF (caso passe no exame) em torno de 3 dias úteis.

Use os comentários da página para mandar sua dúvida. Manteremos essa página atualizada dentro do possível.