ITIL Expert

O nível de certificação ITIL EXPERT é concedido a profissionais que obtiveram uma série de certificações que comprovam uma compreensão ampla e detalhada de todas as melhores práticas da ITIL. O profissional com esse nível de conhecimento pode criar e analisar todo o ciclo de um serviço de TI, tem capacidade para prestar consultorias a fim de melhorar a área de TI de uma empresa. Pode também facilmente ministrar treinamentos no assunto.

Como obter a Certificação ITIL Expert?

Pirâmide ITIL O processo de certificação da ITIL ocorre através de uma pirâmide com diferentes níveis de certificação e um sistema de créditos.

Na base da pirâmide está a Certificação ITIL Foundation. Este é o nível inicial e fundamental do processo, ele fornece ao profissional as noções de como funciona todo o ciclo de um serviço de TI, de uma forma geral. Essa certificação credita 2 pontos na “carreira ITIL” do profissional.

Logo acima da pirâmide temos os diversos módulos intermediários de certificação, divididos em duas trilhas: Lifecycle e Capability.

Os módulos “Lifecycle” tem um foco maior na implementação de todo o ciclo de vida do processo, seus relacionamentos e responsabilidades, tendo um maior direcionamento para donos de processos e profissionais ligados diretamente à área de ITSM. Já no “Capability” o foco é maior na execução e melhoria dos processos já existentes sendo mais direcionado aos gerentes dos processos e a qualquer profissional que irá efetivamente executar as atividades diárias relacionadas aos processos.

Cada módulo intermediário é uma certificação independente e ao obtê-la o profissional receberá uma determinada quantidade de créditos. Veja abaixo todos os módulos intermediários e os créditos de cada um:

  • Lifecycle:
    • Service Strategy (SS) – 3 Créditos
    • Service Design (SD) – 3 Créditos
    • Service Transition (ST) – 3 Créditos
    • Service Operation (SO) – 3 Créditos
    • Continual Service Improvement (CSI) – 3 Créditos
  • Capability
    • Operational Support and Analysis (OSA) – 4 Créditos
    • Planning, Protection and Optimization (PPO) – 4 Créditos
    • Release, Control and Validation (RCV) – 4 Créditos
    • Service Offerings and Agreements (SOA) – 4 Créditos

 

Certificação ITIL Expert

Para poder obter o nível de certificação ITIL Expert o candidato deve acumular no mínimo 17 pontos entre os níveis foundation e intermediate. Por exemplo, você pode ter a ITIL Foundation (obrigatório) acumulando 2 pontos e mais as certificações OSA (4), PPO(4), SOA(4) e SO (3), acumulando então os 17 pontos.

Além disso o candidato deverá realizar o curso MALC (Managing Across the LifeCycle) por uma instituição credenciada e ser aprovado nesse exame, recebendo então mais 5 créditos.

Atingindo os 22 pontos (17+5) finalmente a Certificação ITIL Expert é concedida.

Estudos e Treinamentos

Fica claro que o processo para atingir esse nível de certificação é árduo e vai exigir muita dedicação, horas de estudos e algum investimento financeiro. No entanto, um profissional com esse nível de conhecimento irá se diferenciar e ser MUITO reconhecido no mercado, tendo sem dúvidas muitas portas abertas.

Com exceção do nível Foundation, todas as outras certificações exigem que seja realizado um curso oficial e credenciado pela Axelos. Existem várias opções no mercado, tanto presenciais quanto online, mas vamos indicar aqui alguns treinamento em que já recebemos bons feedbacks.

  • ITIL Foundation: Para esse nível recomendamos o “Curso Preparatório para Certificação ITIL Foundation”, um curso online com videoaulas e simulados desenvolvido pelo Renê Chiari e disponível na plataforma de e-learning Udemy e que já conta com mais de 10.000 alunos.
  • ITIL Intermediate: Como explicado acima, o candidato terá que escolher um conjunto de certificações intermediárias que mais interessa a fim de acumular a quantidade de créditos necessária. Devido à sua relevância, a certificação ITIL OSA é sem dúvidas a mais procurada e a primeira opção da maioria, nesse caso recomendamos também um curso Online por Videoaulas, o  “Curso ITIL® Operational Support and Analysis (OSA)“,  elaborado em uma parceria entre a Blue Hawk e o Renê Chiari.
  • Para as demais certificações ITIL Intermediate e para o MALC (Managing Accross the LifeCycle), vemos como melhor opção o curso “Carreira ITIL Expert“. Esse curso é ministrado pela MasterHouse, uma empresa especializada em Consultoria e Treinamento na área de Gestão e ITSM. O modo das aulas é Online Ao Vivo, ou seja, os alunos acompanham cada módulo de maneira online, através de seu computador, mas as aulas são realizadas em tempo real com os instrutores, com horários programados conforme a agenda. Você pode encontrar mais detalhes e a agenda de treinamentos no link: https://www.mundoitil.com.br/go/carreira-itil-expert

 

 

ITIL® é marca registrada da AXELOS.